Balanço final CRCMG

No início de 2014, quando se iniciou a atual gestão do CRCMG, nosso compromisso foi de ultrapassar as prerrogativas do Conselho como um órgão de fiscalização, intensificando cada vez mais as ações e projetos voltados para o aprimoramento do profissional da Contabilidade. Na página 4 deste jornal, apresentamos os resultados da área de desenvolvimento profissional, que mostram o quanto estamos no caminho certo, uma vez que mais de 15.600 pessoas tiveram a oportunidade de participar dos eventos realizados pelo CRCMG.

Outra área que mereceu destaque foi a de relacionamento institucional. Nesta edição do Jornal, consta matéria sobre a parceria firmada recentemente entre o CRCMG e a secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Além dessa, outras importantes parcerias foram firmadas neste ano, como as que temos junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Fazenda e o Ministério Público Estadual. Esse cenário reforça a credibilidade do CRCMG, permitindo-nos atuar cada vez mais a favor da valorização profissional.

A grandeza do Conselho de Minas Gerais pode ser visualizada, ainda, quando comparamos a quantidade de profissionais registrados neste e nos demais estados do Brasil. O CRCMG é, atualmente, o segundo maior conselho de contabilidade, tanto em registros de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Por isso, o trabalho da Gerência de Fiscalização tem sido grande. Até outubro, já foram realizadas 8.010 diligências, seja presenciais ou por meio do e-fiscalização, enquanto a meta prevista para o período era de 5.234 diligências. Juntamente com esse trabalho, o setor de fiscalização do Conselho tem buscado orientar os profissionais, de maneira a evitar que eles incorram em falhas. Nesta edição do jornal, por exemplo, há orientações importantes sobre os casos de abandono, pelo cliente, de documentação nas organizações contábeis.

Todos esses projetos ligados às atividades fins do conselho só podem ser realizados graças a um forte controle e apoio operacional. Nesse sentido, em 2014, o CRCMG foi recertificado na Norma ISO 9001:2008, o que demonstra que seus processos estão bem descritos e implementados. Em 2015, iniciaremos a obra de ampliação da sede do CRCMG, que muito beneficiará os profissionais contábeis, contando com várias salas de treinamentos e amplo auditório. Neste ano, foram realizados os diversos projetos que uma obra desse porte exige, tudo em estrita conformidade com os editais de licitação e com a Lei 8666, conforme atestado pelo controle interno do Conselho.

Nossos planos para 2015 são ainda mais arrojados, a começar pela X Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, que será realizada em junho, em Uberlândia. Esse e os demais projetos do Conselho para o próximo ano já constam do Plano de Trabalho e do Orçamento de 2015, planejamento importante para que os objetivos do conselho, assim como da atual diretoria, sejam atingidos.

Por fim, desejamos aos profissionais da Contabilidade um bom encerramento de ano. Na contabilidade, o final do ano corresponde também ao final do exercício e, portanto, ao momento de se fazer o balanço final. Os profissionais devem ficar atentos para que esse trabalho transcorra da melhor maneira possível, evidenciando que o planejamento de 2014 foi bem-sucedido, o que favorecerá um 2015 também positivo. E é isso que desejamos a todos!

AUTOR: MARCO AURÉLIO CUNHA DE ALMEIDA É SÓCIO DIRETOR DO GRUPO ORPLAN E PRESIDENTE DO CRCMG