CRCMG inova com campanha publicitária

No dia 25 de abril, comemoramos o Dia do Profissional da Contabilidade. Desde 2004, o CRCMG festeja com a Semana da Contabilidade, que, neste ano, como no anterior, será realizada em setembro, tendo em vista a agenda bastante apertada dos profissionais no primeiro semestre. Mas isso não significa que a data passará em branco. Pelo contrário, no dia 25 de abril será lançada no estado uma campanha publicitária de grande porte, visando aumentar a visibilidade do profissional da Contabilidade na sociedade e dar-lhe suporte para que obtenha êxito tanto na vida profissional quanto na pessoal.

A campanha Fique em Dia na Profissão e na Vida terá como foco profissionais da Contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis e empresários. As mensagens irão sugerir que os contadores façam uma pausa para refletir sobre a importância de se manterem em dia com atividades cotidianas importantes, como a vida em família, planos pessoais e a vida profissional. Os anúncios irão, ainda, reforçar o papel do Conselho como órgão fiscalizador do exercício da profissão e orientar os empresários e a sociedade a verificar se o contador que lhe presta serviços está regularmente registrado no CRCMG.

A campanha abrangerá jornais, tvs e rádios de todas as regiões do estado. A iniciativa contará, ainda, com intervenções em universidades, onde serão distribuídos materiais gráficos com informações sobre o CRCMG e os documentos legais referentes à profissão contábil. Um road show com a presença da diretoria da entidade pelas delegacias seccionais também integrará a ação.

Com essa campanha, o CRCMG pretende deixar ainda mais claro qual o seu papel, de maneira a evitar que os profissionais, por desconhecimento, incorram em erros em descumprimento à legislação que rege a profissão. É muito importante que todos saibam que, diferentemente de um sindicato profissional, cuja prioridade é defender os interesses coletivos da categoria ou individuais de seus integrantes, o Conselho exerce sua função de órgão regulador da profissão contábil. Sendo assim, é papel do CRCMG verificar se os profissionais contábeis atendem às condições legais para o exercício profissional, cabendo a ele aplicar sanções disciplinares e administrativas às pessoas físicas e jurídicas que sejam consideradas faltosas com os deveres da atividade profissional.

Além de exercer essa função reguladora, o CRCMG tem como atribuição garantir que os profissionais regulamentados se aperfeiçoem e ampliem seus conhecimentos através do Programa de Educação Continuada. Para isso, promove cursos, palestras e seminários, além de contar com convênios com várias instituições de ensino do estado, visando o aprimoramento da classe contábil. Ao longo do ano, são mais de 150 cursos e eventos realizados em todo o estado, abordando temas relevantes para o exercício da profissão e contribuindo para a qualificação e atualização dos profissionais da Contabilidade de Minas Gerais.

O Jornal do CRCMG é um importante canal utilizado pelo Conselho para repassar à classe contábil todas essas informações. A campanha Fique em Dia na Profissão e na Vida irá reforçar essas mensagens e estendê-la a outros públicos envolvidos na atividade contábil, como estudantes da área e o empresariado. Esperamos que ela seja um presente aos profissionais no seu dia!

AUTOR: MARCO AURÉLIO CUNHA DE ALMEIDA É SÓCIO DIRETOR DO GRUPO ORPLAN E PRESIDENTE DO CRCMG