Dicas para reduzir custos do seu negócio com permutas

Em tempos de crise econômica, os cortes de gastos nas empresas são quase palavras de ordem. Uma alternativa muito comum no mundo nos negócios é a permuta, que possibilita a valorização de produtos e serviços, além da redução de custos, sem comprometer os recursos financeiros da empresa.

Isso porque a permuta une os interesses e propostas diferentes em um novo contexto, o que pode ser favorável a ambas as partes envolvidas em uma negociação. O interessante é conhecer bem os seus clientes, fornecedores e parceiros, a fim de identificar quais deles têm potencial para boas permutas.

Confira dicas de como fazer permutas para sua empresa:

1 – Faça networking e conheça seus clientes

Manter um bom relacionamento com os seus clientes e fornecedores é ótimo para o seu negócio, afinal, eles podem se tornar seus parceiros futuros. Conheça bem o seu público e identifique quais diferenciais a sua empresa não tem e busque em sua rede de contatos algum possível parceiro que possa ajudá-lo a suprir essa lacuna.

2 – Seus produtos podem ser permutados

Esta é uma alternativa, inclusive, para um problema que aflige alguns empreendedores: o excesso de produtos em estoque e a baixa vazão de vendas. Roupas, calçados, artigos digitais, tudo pode ser permutado e a troca pode ser mais lucrativa do que queima de estoque com descontos muito altos. Esteja sempre em contato e mantenha um bom relacionamento com os seus fornecedores, descubra se algum deles tem interesse em trocas. Ambos poderão sair ganhando.

3 – Cuidado ao escolher o parceiro da permuta

Não basta fazer qualquer permuta, é preciso firmar uma permuta favorável para sua empresa e para sua imagem com os seus clientes. Pesquise se o negócio da troca em potencial tem boa aceitação no mercado ou o acordo pode gerar prejuízos ao invés de vantagens.

4 – Faça um contrato de permuta

Evite problemas futuros, estabeleça os direitos e deveres da permuta em contrato. Detalhe os valores e quantidade dos bens e serviços envolvidos. Analise a parte financeira, estipule o lucro e a expansão do seu negócio com o acordo. Nem sempre é possível trocar um produto por outro, portanto, é necessária uma estipulação detalhada do negócio e dos valores, a fim de evitar prejuízos financeiros e jurídicos.

Outra dica para encontrar o parceiro certo para a sua empresa é procurar por uma rede de permutas empresarias. O Clube de Permuta, por exemplo, é parceiro do Grupo Orplan e oferece aos seus associados uma forma de incrementar os investimentos e reduzir seus custos por meio de trocas que não exigem a movimentação de grandes quantias em dinheiro.

As transações funcionam como uma conta corrente em que clientes acumulam créditos ou débitos que podem ser consultados no site do Clube de Permuta. A maior vantagem é que as trocas são multilaterais. Os associados do Clube de Permuta podem vender/prestar serviço para uma empresa e adquirir produtos e serviços de outra.

Quer saber mais? Conte com o Grupo Orplan.