Como o Planejamento Tributário pode ajudar na redução de gastos do seu negócio

No Brasil há mais de 100 tipos de taxas, impostos e contribuições. Essa grande quantidade de encargos e normas que regem o sistema tributário nacional certamente dificulta a organização e o pagamento dos impostos tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Apesar da existência de várias estratégias de redução de custos, como a diminuição do corpo de funcionários e a adesão à terceirização da mão de obra, o Planejamento Tributário tem se mostrado o método mais eficiente para as empresas. A elaboração de uma estratégia tributária ajuda na economia com gastos e impostos. E, com a redução do volume dos tributos pagos, sobram recursos que podem ser utilizados para dar outra destinação, como pagamento de outras dívidas, aquisição de novos bens ou até investimentos na ampliação da organização.

O que é o Planejamento Tributário

É o enquadramento tributário de uma empresa, ou um conjunto de sistemas legais que objetivam diminuir o pagamento de encargos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos dentro dos parâmetros da lei, é claro.

Mas, como realizar este planejamento?

Antes de tudo, é preciso ter um planejamento operacional bem definido e levantar as seguintes informações:

1 – Previsão de faturamento (ou seja, a receita bruta);

2 – Previsão de despesas operacionais;

3- Margem de lucro;

4 – Valor da despesa com empregados.

Em seguida, busque um profissional de confiança e especialista no assunto. No Grupo Orplan, você conta com a assessoria de auditores gabaritados, para analisar todos esses aspectos da empresa e fazer um comparativo entre o lucro presumido, lucro real e o Simples Nacional, além de analisar as peculiaridades específicas do ICMS e do ISS.

Converse com um de nossos auditores e conheça mais sobre as vantagens do planejamento tributário para a sua empresa. Ligue: (31) 3115-1400.