Empreendedorismo contábil: 5 passos para abrir seu próprio escritório

O mercado de contabilidade é bastante concorrido, apesar das suas diversas possibilidades de atuação. Uma das opções, e sonho de muitos contadores, é se tornar empreendedor e abrir seu próprio escritório. Mas você sabe o que é preciso para isso? No post de hoje, selecionamos cinco passos para abrir o seu escritório contábil. Confira:

Planeje-se

Em qualquer tipo de empreendimento, o planejamento é imprescindível. Crie um plano de negócios para o seu escritório, defina seus objetivos e metas em curto, médio e longo prazo. Faça uma análise do mercado e estude a concorrência, pense nos clientes e em como solucionar seus problemas. Mensure sua verba disponível e no quanto precisará investir.

Encontre um local estratégico

Apesar de não precisar estar, necessariamente, em um local com muita visibilidade, o escritório precisa estar bem localizado e perto dos principais centros comerciais da sua cidade.

Pense na estrutura do ambiente de trabalho

Espaço para uma sala de reuniões, arquivo, uma recepção e a sala para as rotinas diárias, por exemplo, são necessários.

Tenha a equipe certa

Muitos contadores trabalham sozinhos quando começam a empreender. No entanto, à medida que o número de clientes cresce, mais gente será necessária para que o serviço mantenha a qualidade e satisfaça os clientes. Além disso, é preciso manter em mente que não basta apenas contratar uma equipe, mas buscar encontrar os melhores profissionais e que realmente tenham o perfil do seu negócio e personalidade afim a da cultura da empresa.

Divulgue a sua marca

Você pode investir na criação de um site, de perfis em redes sociais, anúncio em revistas empresariais, tudo irá depende do valor que você tem para investir no seu marketing e como quer ser reconhecido no mercado. Mas, atenção, encontre maneiras de divulgar sua empresa sem ferir o código de ética contábil.

Agora que você já sabe os cinco passos para abrir o seu escritório contábil, conheça o programa de Educação Profissional Continuada do CFC e saiba como reforçar seus conhecimentos e tornar seus serviços ainda mais qualificados.