Novo modelo de relatório para Auditores Independentes

As auditorias de demonstrações contábeis para períodos que se encerram em 31 de dezembro de 2016 estarão sujeitas a um novo conjunto de regras, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria Independente (NBC TA), publicadas no Novo Relatório do Auditor Independente (NRA), divulgado no Diário Oficial da União.

As normas publicadas foram: NBC TA 260 (R2) – Comunicação com os Responsáveis pela Governança; NBC TA 570 – Continuidade Operacional; NBC TA 700 – Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis; NBC TA 701 – Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente; NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente; e NBC TA 706 – Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente.

Sem alterar o escopo de uma auditoria independente, tais requerimentos abriram a porta para o auditor fornecer aos usuários mais transparência sobre o seu trabalho. A descrição dos principais assuntos de uma auditoria independente deve ser especificada para cada entidade e deve mostrar o motivo porque foi considerado como um assunto importante para a auditoria; descrever como o assunto foi endereçado na auditoria; fazer referência à correspondente divulgação nas demonstrações financeiras.

O novo modelo de relatório deverá ser adotado por todos os auditores independentes nas auditorias de demonstrações contábeis com exercício findo a partir de 31 de dezembro de 2016. Logo, faz-se necessário manter-se atualizado para aplicação nos relatórios a serem emitidos já no início de 2017.

Confira o NRA atualizado: http://www.ibracon.com.br/nra/hotsite/