Benefícios do balancete de verificação

O balancete de verificação é um instrumento contábil-financeiro que permite visualizar uma lista de débitos e outra de créditos em determinado período de atuação da empresa que está sendo analisada.

Como essa ferramenta demonstra praticamente um resumo dos saldos e contas que a organização trouxe no período enquadrado, o balancete se torna essencial para que o gestor ou seu contador tenha mais segurança no método executado para a escrituração da empresa.

Os balancetes relacionam os saldos das contas remanescentes no livro diário, e quando o gestor analisa os balancetes ele consegue ter a exata noção de como anda a saúde financeira do negócio, o que contribui para a tomada de decisões estratégicas de investimentos e alocação dos seus recursos.

Outro benefício do balancete é que a partir dele é possível que o contador elabore a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial da empresa, que são ferramentas que têm finalidade contábil, mas que permitem saber se a empresa está tendo sucesso em sua atuação no mercado.