A importância do planejamento tributário para as empresas

O planejamento tributário tem por objeto a análise e a busca pela melhor forma de gerir os tributos e seus reflexos na organização empresarial, visando obter economia de impostos, através da adoção de procedimentos estritamente legais.

Se bem efetuado, de preferência com auxílio profissional, o planejamento tributário pode ajudar a empresa a reduzir a carga de impostos, taxas e contribuições devida, permitindo que ela se torne mais competitiva, pratique preços mais baixos e faça maiores investimentos.
Infelizmente, muitas empresas não conseguem chegar à marca de cinco anos de atividade devido à carga tributária excessiva, além das constantes alterações de normas tributárias, cumulada com a ausência de um planejamento tributário.

Não existe, portanto, uma fórmula matemática e imutável para o planejamento tributário, que permita os empreendedores preenchê-la com os dados reais da empresa para obter o resultado correto. A melhor escolha para a prática de um ato ou negócio jurídico por parte da empresa dependerá da análise concreta e individualizada das suas características, de sua situação contábil e financeira, bem como do conhecimento da legislação, principalmente a tributária.

Os empreendedores devem, então, buscar um adequado assessoramento jurídico e contábil que lhes permita realizar o planejamento tributário necessário à maximização dos lucros e desenvolvimento de suas atividades. Conte sempre com o Grupo Orplan para este e demais serviços contábeis e de consultoria empresarial.