Quais os benefícios de se ter uma contabilidade?

Durante muito tempo a contabilidade foi vista por alguns empresários como um mero serviço para a orientação do pagamento de impostos, como um custo necessário ao negócio. Hoje, essa visão ultrapassada é impensável para os gestores profissionais.

Além da obrigatoriedade de se ter uma contabilidade, o empreendedor que visa o crescimento da sua empresa ou a manutenção da lucratividade precisa ter conhecimento sobre a situação econômico-financeira do seu negócio para fazer planejamentos e redimensionar os investimentos.

O objetivo da contabilidade é gerar informações úteis que, analisadas, contribuem de maneira significativa para tomada de decisões estratégicas mais assertivas em relação ao futuro da empresa, evitando surpresas desagradáveis. No aspecto gerencial, os benefícios da contabilidade representam:

  • Controle sobre vendas, despesas e outros custos e se a empresa está operando com lucro ou prejuízo.
  • Controle sobre pagamentos não efetuados para que fiquem em aberto pelo menor tempo possível, diminuindo prejuízos com multas.
  • Organização dos processos administrativos, visto que tudo (compras, financeiro, estoque, faturamento) converge para a contabilidade.
  • Garantia da longevidade do negócio, pois permite análise do passado, registro do presente e projeção do futuro.
  • Acompanhamento, registro e demonstrativos da evolução patrimonial da empresa.
  • Veracidade à movimentação financeira (registra toda operação financeira).

Somente com informações contábeis é que o empresário terá como mensurar, identificar, analisar e interpretar os objetivos empresariais. Em função da alta complexidade imposta pela legislação em nosso país, a contabilidade deve ser considerada uma ferramenta de gestão empresarial, e é de fundamental importância a contratação de uma excelente assessoria contábil para que sua empresa permaneça no mercado, de forma sustentável. Para serviços de excelência contábil, conte sempre com o Grupo Orplan.