Contabilidade digital: escritório sem papel

A contabilidade digital surgiu no Brasil em 2003 com o projeto elaborado pela Receita Federal do Brasil junto com as três esferas de Governo. O projeto tem como objetivo modernizar a Administração Tributária e Aduaneira (PMATA) e padronizar procedimentos para a fiscalização. Em 2009 foi implantado o Sistema de Escrituração Digital (Sped) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Isso gerou impacto direto na vida do profissional contábil, pois as informações passaram a ser cada vez mais precisas e demonstram a realidade das empresas minuto a minuto.

O próximo passo é implantação integral do projeto eSocial. Lançado em 2015, a ferramenta está disponível para o recolhimento unificado dos tributos e do FGTS para os empregados domésticos. O Governo Federal vem trabalhando para implantação do programa nas empresas de grande e médio porte, dessa forma ele reduz a burocracia, aumenta a qualidade das informações e simplifica o cumprimento das obrigações das empresas perante o governo. O eSocial é a última etapa do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Um grande conjunto de instrumentos eletrônicos veio para apoiar os contadores que se depararam com um oceano de informações devido ao Sped. É imprescindível que os profissionais contábeis estejam, então, em profunda atualização e sempre informados das mudanças que estão acontecendo, para que suas informações sejam repassadas com credibilidade e confiança.

Os benefícios da contabilidade digital para o contratante de serviços contábeis são:

  • Sustentabilidade;
  • Serviços completos e de alta qualidade;
  • Atendimento consultivo;
  • Cobertura de todos os regimes tributários;
  • Informações precisas;
  • Agilidade para tomada de decisão

Para serviços de contabilidade conte com o Grupo Orplan.