A importância do fluxo de caixa para as empresas

Dinheiro entra e dinheiro sai. E, para um controle eficaz é extremamente importante que as empresas realizem a demonstração do fluxo de caixa. Essa ferramenta essencial traz as entradas e saídas dos recursos financeiros, oferecendo uma analise em curto prazo. Por isso, deve refletir com precisão a situação econômica da empresa, já que é o instrumento usado pelo administrador para planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar o capital.

Sem o fluxo de caixa não é possível prever se haverá recursos suficientes para sustentar as operações ou se será preciso recorrer a financiamentos bancários. É por meio dele que a empresa sabe de suas necessidades e como anda a geração de receita para honrar com seus compromissos. É possível também visualizar o futuro com previsões que dependem da precisão dos dados coletados.

Podemos definir o procedimento como uma espécie de mapa, no qual os custos fixos e variáveis se tornam evidentes, promovendo assim um controle real sobre as questões empresariais. A matemática é simples: é só subtrair os gastos do faturamento total. O problema, muitas vezes, está na falta de organização.

Entre os motivos para se realizar um fluxo de caixa, destacam-se:

  • Auxilia no gerenciamento de gastos;
  • Assegura seu controle financeiro;
  • Garante um Planejamento Financeiro;
  • Apoia o processo de tomada de decisão.