A importância do processo de compras na gestão da empresa

O processo de compras envolve seleção de fornecedores, qualificação de serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços, previsão de serviços e possíveis mudanças na demanda.  Administrar tudo isso corretamente é essencial para a gestão correta das empresas e reflete diretamente no estoque, relacionamento com cliente e competitividade no mercado.

Parte essencial da logística, o setor de compras se relaciona com todos os outros setores da organização, influenciando até nas tomadas de decisão.  Saber comprar é fundamental, já que pequenas reduções nos custos podem refletir positivamente no lucro. Algumas dicas para isso são manter o cadastro de fornecedores atualizado, sabendo negociar e estabelecendo um bom relacionamento.

Um exemplo claro da importância das compras é que os níveis de estoque afetam o custo de produção, podendo gerar despesas que poderiam ser evitadas, sendo assim necessário que haja um equilíbrio e um controle rigoroso no processo. Por isso, quem atua nessa área deve estar sempre bem informado e desenvolver boas relações interpessoais, boa comunicação e capacidade de gestão de conflitos.

Se antes comprar era apenas um ato, hoje as empresas encaram essa função como parte da estratégia de crescimento, obtenção de lucro e sucesso empresarial. O comprador deve ser um analista, que usa fatores tributários, técnicos e financeiros para fazer seus pedidos.