A importância da análise financeira na tomada de decisão das empresas

Muitas pessoas tem dificuldade de gerir seus negócios, principalmente com a atual situação econômica. A contabilidade tem a função de organizar dados de modo que seja viável uma avaliação da situação econômico-financeira da entidade, num sentido estático, auxiliando nos rumos que a empresa deve tomar para atingir seus objetivos.

Analisar as demonstrações financeiras, em empresas de qualquer ramo, ajuda a definir os pontos positivos e negativos de todo o desemprenho operacional e capital. E em posse dessa análise é possível detectar problemas de gestão, tomar decisões estratégicas e expandir as atividades econômicas.

O que deve ser levado em conta neste diagnóstico são o mercado de atuação da empresa e as características do setor de atividade. A partir daí, os dados devem ser separados e combinados adequadamente para viabilizar uma interpretação correta, de acordo com o objetivo pretendido. E é a contabilidade que tem o papel de transformar esses dados em informações.

Em posse desse conhecimento, os gestores da empresa podem melhorar o desempenho operacional, os credores podem avaliar a probabilidade de receber a remuneração do capital emprestado, os acionistas podem projetar lucros, dividendos e o preço das ações no mercado. Com isso, é possível corrigir as fraquezas e se aproveitar dos pontos fortes, maximizando o valor da empresa.

Tenha em mente que uma análise financeira eficiente permite comparar o desempenho da empresa com o de outras do mesmo setor e avaliar tendências nas operações ao longo do tempo.

Conte com o Grupo Orplan para uma análise financeira correta da sua empresa!