Determinando os honorários contábeis aos clientes

Contabilistas e empresas contábeis devem estabelecer os valores de seus serviços levando em conta a demanda individual das empresas que atendam.

Por isso, o contrato dos serviços deve ser estabelecido por escrito para assegurar ambas as partes, incluindo uma cláusula que atribua ao contratante a responsabilidade de um pagamento adicional, que geralmente corresponde ao valor de uma parcela mensal.

O valor extra serve para cobrir trabalhos extras que são necessários no final do período do exercício, como, por exemplo, as Demonstrações Contábeis Anuais ou a Declaração de Rendimentos da Pessoa Jurídica, além de elaboração da folha de pagamento do 13º salário e elaboração da DIRF.

Antes de determinar os valores é preciso atentar se o preço cobrado é competitivo no mercado e se está compatível com o nível de serviço que será oferecido, dos conhecimentos exigidos e possíveis investimentos. O lucro também deve entrar na conta.

Outros fatores que determinam o honorário são as despesas fixas do escritório, como telefone, internet, água, luz, salários, aluguel, treinamento, locação de softwares, impostos, taxas e etc., assim como a quantidade de horas trabalhadas e o tempo gasto para a preparação e atualização legal do serviço.

Em resumo, para oferecer aos clientes um valor compatível com o mercado e que atenda às demandas do escritório, deve-se levar em conta:

  • Horas gastas para a realizar o serviço;
  • O valor do pagamento adicional anual;
  • Lucro sobre a receita de serviços;
  • Demais custos operacionais.

Conte o GRUPO ORPLAN para serviços contábeis com preços justos e com a qualidade de quem tem tradição no que faz!