Consequências do atraso do envio da documentação para a contabilidade

Dentre os desafios da atividade contábil está o cumprimento de prazos, que podem ser dificultados por clientes difíceis ou desorganizados. Embora grave, esse é um problema comum que pode ocasionar multas e prejuízos financeiros.

Para quem não consegue entregar os documentos na data prevista, é preciso entender que isso afeta diretamente a demanda de trabalho. Em alguns casos, é aconselhável que um funcionário da empresa seja designado para essa tarefa.

A documentação correta é a base de todo o serviço da contabilidade, sendo muito importante para que o profissional responsável pelos lançamentos desempenhe seu papel com segurança nas informações que registra, transmite ao fisco e disponibiliza aos gestores da empresa.

O atraso ou a falta de documentos e informações geram:

  • pendências junto aos Órgãos fiscalizadores;
  • retrabalhos que aumentam o número de retificações junto aos órgãos competentes;
  • diminuição da produtividade e eficiência nas entregas;
  • reflexos em muitas obrigações acessórias e na apuração de impostos que já foram fechados e transmitidos ao fisco;
  • necessidade de conciliar as demais rotinas com a execução dos atrasos.

Alguns empreendedores acham normal pagar multas, como se fosse um mal necessário, mas se esquecem de que, com um pouco de organização, é possível evitar gastos desnecessários.

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